Postado em: 9 de abril, 2020.
Um jogo de tabuleiro em que cada jogador é gestor de uma empresa de mídias sociais, planejando a composição da equipe e suas estratégias de comunicação: esse é “Gestão de Conteúdo”, jogo que serviu de fundamento para elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. A ideia foi do aluno e hoje profissional de mídias digitais, Bem Lucas Salles cuja proposta constituiu-se de protótipo, relatório final e vídeo demonstrativo. O objetivo de Bem Lucas, agora, é realizar o aprimoramento necessário para transformá-lo em um produto passível de ser colocado em prática pelos profissionais e empresas da área de Comunicação.
Sobre o jogo e sua jogabilidade
O participante do jogo recebe uma verba inicial a ser aplicada na formação de uma equipe de comunicação, constituída por profissionais que possuem habilidades diversas, e que contribuem para a pontuação final. O jogador também escolhe uma “meta” para a produção de conteúdo, representada por cartas que contêm combinações de símbolos e cores referentes às ações.
Cartas e elementos que compõem o jogo Gestão de conteúdos
Nesse contexto, cada jogador precisa reproduzir o diagrama de sua meta, escolhida em um “mural de publicações”, no qual se vê uma tabela com nove espaços, cujo formato é inspirado na rede social Instagram. Caso seja bem sucedido em reproduzir o diagrama de sua meta, o jogador recebe a pontuação máxima descrita em sua respectiva carta e poderá ser beneficiado com uma carta bônus. Se não conseguir reproduzir o diagrama de sua meta satisfatoriamente, receberá a pontuação mínima e terá que tirar a sorte com dados especiais para não ser penalizado. No decorrer da partida, os jogadores pontuam o crescimento da sua audiência em um termômetro de popularidade que marca de 1k (mil seguidores) a 10k (10 mil seguidores). Será vencedor o jogador que alcançar primeiro a marca de 10k.
Formação de profissionais gestores
Em depoimento ao site Ludosofia, Bem Lucas Salles disse que foi um desafio elaborar essa atividade como trabalho de conclusão do Curso em um período de poucos meses. “O jogo ainda precisa de alguns ajustes, principalmente no design e na escolha de um novo nome mais sonoro e impactante. Minha intenção é continuar o desenvolvimento dele após a apresentação do trabalho, para que possa ser utilizado em workshops e atividades de grupo, a fim de contribuir para que gestores de pequenas empresas e profissionais iniciantes possam se familiarizar com a dinâmica da gestão de conteúdo de um modo lúdico” – complementou.
Vídeo demonstrativo e seu autor: Bem Lucas Salles
A Defesa e aprovação do TCC foi realizada por videoconferência no dia 07 de abril de 2020 e contou com uma Banca constituída pelos professores, Paulo Henrique Serrano (orientador do trabalho), Marcos Nicolau e Rodrigo Rebouças.