Postado em: 22 de fevereiro, 2020.
Cresce a cada dia o uso de jogos de tabuleiro no mercado corporativo, tanto para capacitação, como para aplicação de conceitos de empreendedorismo. A Startup Mundi é uma dessas iniciativas, uma experiência de game do ecossistema de inovação que, por meio de um jogo de tabuleiro, simula de maneira lúdica a trilha percorrida durante o processo de validação e consolidação de uma startup.
Embora a matéria inicial seja de 2018, do Portal StartupSC, instituição vinculada ao SEBRAE/SC, revela o princípio de uma ideia que se consolidou com um site bem sucedido e que atualmente oferta essa metodologia para o mercado.
De acordo com o site da Startup Mundi, a empresa foi reconhecida em premiação realizada no WHOW Festival em julho de 2019 entre as 100 startups mais promissoras do país, concorrendo com mais de 8.600 empresas, tendo sido premiada como Top3 na categoria Educação. No site, consta a divulgação de uma agenda de eventos em que ocorrerão aplicações do jogo, sendo que a mais recente dessas aplicações aconteceu em Brasília no dia 15 de fevereiro de 2020. A repercussão e alcance do projeto, além do reconhecimento recebido, evidenciam o impacto que o uso do jogo de tabuleiro para as finalidades propostas trouxe ao mercado de empreendedorismo e inovação no Brasil.
O jogo de tabuleiro, criado em parceria pelos empreendedores Antonio Durán e Fabiele Nunes pode ser aplicado de diversas formas, como em programas corporativos de inovação aberta, instituições de fomento de inovação e em capacitação de empreendedores e profissionais envolvidos no ecossistema. Algumas organizações já fizeram uso do jogo, entre elas a Embraer, Accenture, Sebrae e Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Os serviços para os segmentos de empresas, instituições de fomento de inovação e universidades são oferecidos em dois modelos. No primeiro, nomeado Startup Mundi Game Experience, as sessões são conduzidas por facilitadores certificados, sendo voltada para programas internos ou eventos de inovação, cultura startup e empreendedorismo. Já o segundo, batizado de Licença, tem como objetivo a capacitação de facilitadores e formação de equipes internas para multiplicação da experiência.
O empreendedor Antonio Durán comenta em um dos trechos de fala compartilhada na notícia inicial, que teria se beneficiado de um jogo de tabuleiro como este, pois se soubesse da trajetória de uma nascente, nome atribuído a empresas em fase de incubação, antes de ter criado uma empresa, teria diminuído caminhos e desafios. Os jogos de tabuleiro, além de permitirem interação entre os jogadores, criam um ambiente seguro e propício para experimentações, provocando o aprendizado através da experiência.
Uma partida do Startup Mundi Game Experience possui duração média de quatro horas e simula os principais estágios, conceitos e desafios de uma startup nos seus primeiros quatro anos. O jogador vivencia a trajetória e decisões a partir da visão do empreendedor, o que gera aprendizado e engajamento positivo com o universo de startup.
No início do jogo são formadas quatro equipes, entre 8 a 16 jogadores. Cada grupo pode escolher um perfil baseado em uma startup de sucesso ou em sessões customizadas, podendo jogar com seus próprios projetos e startups. As equipes deverão percorrer a trilha do tabuleiro para descobrir quais as etapas e os conceitos fundamentais para o sucesso de uma startup.
Como funciona o jogo
Em cada etapa as equipes terão que responder uma pergunta que traz um conceito-chave do ecossistema de inovação e das startups. Ao todo são 12 etapas, divididas em três fases, como MVP (mínimo produto viável); Beta — versão de teste lançada para os usuários; Go To Market — estratégia de entrada no mercado; Máquina de Vendas — construção de um modelo escalável de vendas; Escala de Produto — algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade com ganho de produtividade entre outras
O controle financeiro é essencial para o sucesso de uma startup, e no jogo não seria diferente. Em cada etapa, as equipes devem consolidar seus ganhos, tempo gasto e como utilizam o investimento recebido nas rodadas. Ganha o jogo o grupo que tiver o melhor desempenho e faturamento, construir o melhor time com serviços compatíveis e fizer o melhor pitch.
Confira a matéria inicial na íntegra em:
E conheça a proposta atual do site Startup Mundi:
https://www.startupmundi.com.br/