O jogo de tabuleiro Mecca, produzido no começo do século XIX, raro por ser o único exemplar existente está sendo leiloado neste mês de julho, em Londres, por um valor estimado entre 2 mil a 3 mil Euros. Segundo a revista FineBooks & Colletions (EUA), acredita-se que o jogo seja proveniente da Alemanha. O exemplar consiste em uma gravura dobrável colorida à mão, em tabuleiro de folhas de linho, no qual se percebe belo cenário contendo camelos, caravanas, desertos, mesquitas e bazares.
Tabuleiro do jogo Mecca com sua trilha em espiral que segue da borda ao centro. (imagem: divulgação)
A peregrinação à cidade iraniana de Meca, anualmente feita pelos muçulmanos é representada no jogo por 72 quadrados numerados, com legendas em alemão e francês. Dois ou mais jogadores lançam dados para se moverem pela trilha que se forma em espiral, procurando se livrar de animais selvagens, prisões, naufrágios e piratas, cuja meta é alcançar, no centro do tabuleiro, onde está localizada Meca. O trajeto ainda inclui imagens do Egito e suas pirâmides.
Com uso dos dados, as cartas são colocadas no tabuleiro, seguindo da borda ao centro. (imagem: divulgação)
Com estilo de arte que remete ao romantismo europeu do início do Século XIX, Mecca será leiloado por um valor estimativo entre 2 mil e 3 mil Euros, o que se justifica, além da raridade do exemplar, pelo bom estado de conservação do jogo. Ressalta-se que outros jogos também produzidos durante o século XIX e publicados pelo editor Edward Wallis já foram leiloados por cifras consideráveis.
Esse tipo de jogo de tabuleiro era comum em vários países europeus naquela época e ainda são passíveis de serem encontrados, com temas relacionado à cultura daquele continente. Mecca, porém, surge como uma preciosidade única envolvendo uma cultura do Oriente Médio. Em breve faremos relato sobre esses jogos que parecem ser os predecessores dos jogos de tabuleiro modernos.
Fonte da matéria:
FineBooks & Colletions (EUA)