Postado em: 19 de setembro, 2020.
Um projeto social que há anos tenta integração entre jovens skatistas de Araçatuba/SP é revigorado com uso de jogos de tabuleiro moderno, com novo nome de Companhia Offline – Cia Off. A Educadora Social Jéssica Cazelato mantinha um projeto anterior (QNTL), desde 2014, com o propósito de promover ajuda e inclusão de skatistas, afastando-os um pouco das atividades digitais e eletrônicas, para interação presencial.
Para Jéssica Cazelato, todo mundo tem direito ao acesso a qualquer material de apoio, seja ele mais caro ou popular. Sobre o papel dos jogos de tabuleiro, a educadora afirma que eles têm potencial de transformar geografias, proporcionando uma curva de aprendizado e de imersão significativos, quer seja para um iniciante, quer seja para um jogador experiente. Nas palavras de Jéssica, esse tipo de jogo “…ajuda nas funções cognitivas, tomada de decisões, amplitude de conhecimento gerais, pois os jogos de tabuleiros modernos têm temáticas de várias épocas do mundo que não vivenciamos, traz coisas de culturas que não faz parte da nossa e que interfere até mesmo na mecânica”.
Por causa da pandemia, o projeto mantém-se sem reuniões desde o mês de março de 2020. Porém, para se reinventar, o projeto criou um sistema de aluguel de jogos graças às parcerias consolidadas com agentes sociais. Os membros do CIA OFF possuem acesso especial ao acervo e podem levar os jogos para exercer o hobby em casa. Além disso, a educadora afirma que, não apenas os skatistas podem se beneficiar desse material lúdico: “Fiz este seletivo acervo para o público em geral que também queira ter acesso aos jogos, para poder conhecer alguns títulos, porque muitos me perguntam dos jogos e, neste momento de isolamento, os jogos tem reunido muitas famílias”.
Mais informações, acesse matéria no Portal AtaNews e o Canal do Yutube do Cia Off:
Portal AtaNews/Araçatuba
Canal no Youtube Cia Off