Postado em: 28 de agosto, 2020.
O isolamento social decorrente da pandemia resultou num aumento de buscas por entretenimento analógico, como jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças. Com os profissionais e estudantes de diversas faixas etárias realizando atividades e trabalhos dentro de casa, a diversão lúdica dos jogos de tabuleiro foi a mais procurada para estimular a cognição a a interação das famílias nos últimos meses. É o que revela matéria de Felipe Oliveira para o site de negócios #Trendings.
Em entrevista para o #Trendings, Angelo Marin, gerente de produtos da Grow e Vince Vader, professor da ESPM e desenvolvedor de boardgames, falaram sobre este aumento de interesse nos jogos de tabuleiro. De acordo com Angelo, o setor de vendas on line apresentou um grande aumento, ainda que o varejo físico esteja parado: “Se você olha as buscas no Google Trends em relação a jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças, vai ver que teve um crescimento grande que corresponde a algo como o período de Natal.”
O Google Trends que Angelo Marin mencionou, é uma plataforma que analisa o interesse e a popularidade de um termo de pesquisa no Google. Os dados da plataforma revelam que os jogos de tabuleiro cresceram em interesse, alcançando um pico inédito de buscas em maio de 2020, poucos meses após o início da quarentena. Conforme esses dados, a última vez que os jogos de tabuleiro tiveram um alto índice de interesse foi em fevereiro de 2004.
O professor Vince Vader indicou na entrevista ao #Trendings que os jogos de tabuleiro estão sendo mais procurados como uma fuga do digital, já que o uso de computadores e telas aumentou consideravelmente como solução à distância. Dessa forma, os jogos analógicos ajudam a amenizar o estresse e descansar os olhos da exposição das telas. Vince indica que esse tipo de entretenimento funciona como um “detox digital”: “O que virou o entretenimento neste momento? A televisão, a Netflix, o WhatsApp. Mas chega uma hora que cansa ficar olhando para telas. Aí entram os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. As pessoas começaram a redescobrir entretenimentos na coisa analógica.”
O uso do jogo analógico, além de permitir a socialização como troca de experiências, apresenta outros benefícios, como o desenvolvimento de habilidades mentais, cognitivas e analíticas. Diversos boardgames requerem o uso de estratégias e os quebra-cabeças demandam uma análise de padrões.
Acesse a matéria completa em: #Trendings