Postado em: 31 de agosto, 2020.
É possível conhecer a vida política e econômica da Idade Média na Europa através de simulação em um jogo de tabuleiro criado para esse fim? Essa é a tese de doutorado do pesquisador Vinicius Marino, do Laboratório de Estudos medievais da USP. O jogo de nome: Os Triunfos de Tarlac é ambientado na Irlanda do do século XIII, quando esta era um domínio conflituoso dos povos britânicos.
Em seu relato pessoal no site Finisgeekis, Vinicius, explica que diversos aspectos fazem parte do contexto histórico desse ambiente medieval, porém, baseados em um modelo por ele para gerir a simulação. De fato, a Irlanda era um senhorio da Inglaterra, dividida em centenas de pequenos reinos, como o de Thomond, governado pelo rei Conor Ó Brian. Com a morte deste, em 1268, começou uma disputa pelo seu legado por parte dos filhos, que se dividiram em dois clãs: Tarlac e Brian de Rua. O rei da Inglaterra, pouco tempo depois, retirou o apoio ao clã Brian de Rua e o clã Tarlac venceu a disputa pelo reino.
Manuscritos históricos de Tarlac, pesquisados pelo historiador Vinicius Marino
Além de envolver a parte histórica do conflito entre reis gaélicos e magnatas ingleses, também faz parte desse contexto o fato de que o planeta terra enfrentou um resfriamento em escala global, que foi chamado de “pequena era do gelo”, causador de sérios problemas econômicos, mais especificamente nas ilhas britânicas. Diante dessa situação, o objetivo de Vinicius Carvalho é descobrir como esses problemas afetaram as tentativas dos ingleses de assumir controle total da região.
O pesquisador da USP também comenta que, apesar de já existirem jogos comerciais ambientados na idade média, estes não são suficientes para a pesquisa: “Jogos comerciais criam interesse pelo passado – e podem até nos ajudar a refletir sobre alguns temas espinhosos. Mas eles não fazem jus ao tipo de argumentação – e nível de rigor – esperados de uma tese acadêmica”. Ou seja, o jogo Triunfos de Tarlac foi criado para cobrir essa lacuna, atendendo às hipóteses dos historiadores.
Compõem o jogo, cartas, moedas e tabuleiro com mapa das ilhas britânicas
Sobre os jogos de tabuleiro, Vinicius Marino acrescenta ainda que estes permitem vivenciar episódios históricos, é verdade, mas, desafiam nossa compreensão sobre tais eventos: “Do resultado de batalhas às próprias leis da física, nada é sagrado demais para gamers. A mídia seria muito mais sem graça se não pudéssemos fazer saltos de confiança ou ‘pintar o mapa’ com as cores de nosso império”.
Design de qualidade para a capa do jogo de tabuleiro