Postado em: 1 de outubro, 2019.
“Não é mais um estigma levar seu jogo de tabuleiro até um local público para jogar com os seus amigos”, esta é a frase que abre a matéria audiovisual da BBC, publicada no dia 28 de setembro, que revela alguns dos motivos que estão fazendo com que o fenômeno dos jogos de mesa permaneça em ascensão.
Entre os depoimentos exibidos na matéria está o de Adam Porter, criador de jogos no seu tempo livre que possui quatro jogos publicados, entre eles Doodle Rush (traduzido para oito línguas, mas, ainda não lançado em português), e tem mais quatro em processo de desenvolvimento. “Tudo o que o criador deseja é ter um jogo que alcance o grande público, que se torne cultuado entre os jogadores”, comenta.
Cena da reportagem da BBC sobre a popularidade dos jogos de tabuleiro
A reportagem traz uma previsão para o mercado que é bastante animadora: estima-se que em 2023 a indústria global dos jogos de tabuleiro irá ultrapassar o impressionante valor de £9bn, algo aproximado a R$ 45 bilhões.
O vídeo, tem duração de um pouco mais de três minutos e mostra, ainda, entrevistas com jogadores em espaços dedicados à prática. Entre eles, um profissional de uma cafeteria especializada no tema que se apresenta como “guru de Jogos”, cuja missão é apresentar novos jogos aos visitantes do local, que desejarem ampliar seu repertório.
“Meus amigos e eu estávamos buscando algo para fazer que não fosse apenas ir a um bar e nós pensamos que poderia ser interessante economizar um pouco de dinheiro e comprar novos jogos de mesa”, comenta uma das jogadoras.
“A beleza destes jogos é que são baseados em sua imaginação. Então, seja qual for o tipo de interesse, se você gosta de temas de ficção de científica, você encontrará um jogo de mesa com uma aventura no espaço. Tem um grande arsenal de variedades para você escolher”, comenta outro jogador.
A matéria também mostra que o impacto econômico gerado com a popularidade dos novos jogos de tabuleiro é sentido em toda a cadeia do consumo, que vai das editoras, livrarias e lojas, cafés e bares especializados, até mesmo à criação de novas funções no mercado de trabalho, como Guru de Jogos (Boardgame Guru), mencionado acima, e também os Testadores de Jogos (Boardgame Testers), profissionais especialistas em testar jogos para corrigir eventuais falhas de mecânica, antes do lançamento.
Assista ao vídeo da matéria no site oficial da BBC:
https://www.bbc.com/news/av/uk-wales-49859688/board-games-why-are-they-becoming-so-popular