Postado em: 1 de março, 2020.
Em projeto premiado pela Mind Lab Inspira, professora de Escola Pública faz alunos transformarem jogo em livro com dobraduras para melhorar habilidades cognitivas e de aprendizagem. Kátia Rodrigues, professora do 1. ano de um Colégio Municipal de Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo estava ensinando geometria e pensou em ressignificar o espaço da sala de aula para criar um clima de aprendizagem que fosse mais motivador, a partir de práticas de interação social. Sua ideia foi utilizar o jogo, O lobo e as ovelhas, que faz parte do Programa MenteInovadora e o resultado foi a classificação em 6. Lugar dentre os 10 melhores projetos de todo o Brasil.
Como se tratava de aula de Geometria a professora Kátia utilizou técnicas de dobraduras, recortes, colagens e pinturas em uma atividade que permitiu estreitar laços entre os alunos, criando ação coletiva de aprendizagem. Nesse contexto pedagógico foram inseridos conteúdos de Ciências Naturais e Geografia, uma vez que a temática do jogo envolveu o lobo guará e seu habitat, o cerrado brasileiro.
Vale ressaltar que a Professora Kátia vem se consagrando há algum tempo em diversos projetos motivadores de ensino e aprendizagem em sala de aula, tendo sido escolhida para representar o Brasil em Budapeste, capital da Hungria, na Olimpíada Internacional de Raciocínio Mind Lab, em junho de 2019. Trata-se de uma competição multidisciplinar de jogos que envolvem habilidades e esportes mentais. Seu Projeto CriAtivAmente ajuda as crianças de 1. Ano de Ensino Fundamental no aprendizado das sílabas por meio de rimas e envolve um jogo de raciocínio que trabalha diferentes áreas do conhecimento de forma lúdica, a partir de competências socioemocionais.
professora Kátia Rodrigues: trabalho pedagógico com jogos é reconhecido
Na visão de Kátia Rodrigues é preciso abrir a mente das crianças para as possibilidades de mudança do mundo em torno dela: “Nós tentamos não só nos preocupar com a transformação do aluno, mas sim com toda a transformação da sua vida pessoal.” E os resultados têm sido promissores, uma vez que essa experiência do jogo, O lobo e as ovelhas foi bem além dos muros da Escola: auxiliado pela mãe, um dos alunos confeccionou uma versão do livro, O menino azul, de Cecília Meireles, inteiramente com formas geométricas.
Como funciona o Jogo O lobo e as ovelhas
Em um tabuleiro de jogo de Damas são disponibilizados um lobo e quatro ovelhas, em lados opostos do tabuleiro. O objetivo do lobo é alcançar a linha final do outro lado do tabuleiro; e o objetivo das ovelhas é cercar o lobo de forma que ele não possa se mover.
De acordo com as regras, a ovelha pode se mover, uma casa por vez para frente e sempre na diagonal do lugar que ocupa, enquanto o lobo pode se movimentar, também uma casa de cada vez, para frente e para trás, bem como na diagonal.
Posição inicial do jogo O logo e as ovelhas
A ideia do jogo de Kátia Rodrigues tem o objetivo de demonstrar como se pode trabalhar sozinho ou conjuntamente, em equipe; pensar antes de agir por impulso e aprender a orientação espacial – entre outros aspectos cognitivos e psicomotores que entram na tarefa de confeccionar tabuleiro, peças e regras.
Imagens: SBT e Mind Lab.