Imagine um jogo de tabuleiro que ocupa uma parte do chão da sala de aula e em torno do qual alunos e professores vivenciam uma partida pedagógica que integra conhecimentos de disciplinas como Filosofia, Artes, História, Biologia. Esse jogo foi confeccionado por um grupo de professores do Colégio Estadual Carlos Marighella, em Salvador, para um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico. O jogo se chama “Receba a Galinha Pulando” e consiste em uma corrida ao objetivo, no qual as equipes devem responder perguntas relacionadas às matérias escolares.
O projeto foi criado pelo professor de história, Roque Calheiros, com auxílio de colegas da rede municipal de ensino da capital baiana e foi publicada no portal de informações do Governo da Bahia. A proposta de Roque foi criar uma ferramenta que auxilie no ensino de forma inovadora e lúdica. De acordo com a diretora do colégio, Aldair Dantas, após a criação de um protótipo, os professores da escola partiram para confeccionar o tabuleiro. Segundo a diretora: “Apesar de Roque trazer esse aprendizado de outra escola onde ele também atua, o projeto foi aplicado pela primeira vez aqui, no Colégio Carlos Marighella”.
O professor Roque e o jogo vivenciado pelos alunos em sala de aula.
O jogo consiste em um tabuleiro de corrida ao objetivo, passando por casas contendo desafios, bônus e penalidades. O avanço dos jogadores é definido no dado. Quando uma equipe chega a uma casa contendo um desafio, os jogadores puxam um cartão do baralho e cumprem a tarefa proposta nele. Segundo o professor de biologia do colégio, Vitor Portugal, o jogo permite que os alunos demonstrem habilidades que não são facilmente exploradas no ensino formal em sala de aula.
Diretora Aldair e professor Vitor, de Biologia.
A iniciativa foi muito bem recebida pelos alunos, que demonstraram interesse em uma atividade fora da rotina de aula. A estudante Emily de Jesus afirmou que a atividade ajuda no aprendizado de uma maneira mais didática: “É uma forma da gente sair do padrão de aula com anotações para fazer um jogo que ajude no nosso investimento escolar”. O jogo acaba sendo um projeto enriquecedor para os estudantes e que pode ser disseminado para outras escolas, de acordo com a diretora Aldair Dantas.
Design do jogo é atraente e divertido.
O efeito do jogo mostrou-se muito positivo, uma vez que os estudantes mostraram uma mudança de postura, participando com engajamento e buscando o aprendizado em cada desafio proposto pelo jogo. O professor Vitor acrescenta: “O jogo traz uma dimensão de afetividade que em conjunto com outras dimensões da prática docente gera um espaço melhor de ensino-aprendizagem”. Essa atividade, agora, demanda uma responsabilidade maior para os professores para que criem novos projetos de jogos com esse tipo de interação e aprendizagem.
Para conhecer mais sobre o jogo, clique no link abaixo.
Vídeo sobre o jogo no Youtube