Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Projeto Gipf: a premiada série de jogos de tabuleiro do designer belga Kris Burm

augmentin être remboursé €61.93




Postado em: 2 de julho, 2020.    

Desde 1991 que Kris Burm vinha lançando jogos de tabuleiro, mas foi em 1997 que criou Gipf, jogo que virou série de 6 jogos, todos eles premiados. O designer belga Kris Burm nasceu em 1957, na provincia belga de Antuérpia e hoje, aos 63 anos vive na cidade de Schilde. Depois do primeiro jogo, Burm desenvolveu os cinco outros jogos: Zèrtz, Dvonn, Yinsh, Pünct e Tzaar, que viraram o Projeto Gipf. Recentemente surgiu Lyngk, uma mistura dos jogos anteriores.

 

Os jogos da série Gipf têm uma peculiaridade: são compostos por tabuleiro de casas hexagonais e, em alguns jogos as casas são móveis, sendo colocadas na mesa para receberem as peças à medida em que a partida avança. Ao mesmo tempo em que as peças podem variar no seu formato e na maneira como são disponibilizadas lance a lance. O primeiro jogo, de nome Gipf e que deu origem à série é o mais elementar e de mais fácil jogabilidade.
 

A simplicidade de Gipf, o primeiro jogo que deu origem à série.


 
Baseado em um conceito clássico de jogos para dois jogadores, Gipf é um jogo estratégico que ocorre em turnos. Cada jogador insere uma peça no jogo até formar uma fileira de quatro, quando, então, remove a sua linha de peças e captura as peças adversárias que se estendem por essa linha. Tal dinâmica de capturas é responsável por configurações inusitadas no tabuleiro, dificultando previsões a longo prazo. A partida segue até que um dos competidores perde por não ter mais nenhuma peça para colocar no jogo.

 

A sistemática do jogo Gipf é diferente porque um jogador é capaz de mover diversas peças de uma vez, alterando a configuração do tabuleiro, de modo que fica difícil prever o que vai acontecer mais adiante. Portanto, foge um pouco à ideia de desenvolvimento territorial e espacial que se estabelece previsivelmente em outros jogos.

 

No final desta matéria é possível baixar o tabuleiro desse primeiro jogo, Gipf que se encontra em PDF, juntamente com as regras e compor as peças com tampas ou botões para jogar com amigos e familiares.

 

Os demais jogos do premiado Projeto Gipf

 

O site Board Game Geek apresenta cada jogo do Projeto Gipf e disponibiliza links para aquisição deles em plataformas de compras. Vale salientar que vários desses jogos foram indicados seguidamente ao maior prêmio de jogos de tabuleiro da Alemanha, o Spiel des Jahres e praticamente todos eles ganharam prêmios importantes, entre eles, o Japão Boardgames para jogos estrangeiros, inclusive prêmios específicos para jogos de estratégias e abstratos para dois jogadores. A seguir, fizemos um resumo das apresentações para demonstrar a ideia por trás de cada jogo desse projeto.

 

Zèrtz

 

Após lançar o primeiro jogo, em 1997, Burm criou o jogo Tamsk que acabou sendo substituído por outro mais apropriado. Portanto, faz parte da lista como o segundo jogo oficial do Projeto, o Zèrtz, criado em 2000. Neste jogo os participantes confrontam-se para adquirir um conjunto de bolas coloridas ao saltarem por cima de uma ou mais delas, como ocorre em Damas. A peculiaridade aqui está no fato de que o jogador, na sua vez, pode pular ou colocar uma bola colorida em jogo para depois remover um espaço vazio da borda do tabuleiro. Isso faz com que o espaço do jogo comece a diminuir gradativamente e aos poucos se reduza demasiadamente, criando dificuldades para os jogadores.
 

Em Zèrtz, o tabuleiro surge na colocação das bases. Existem vários modelos do jogo.


 
Dvonn

 

No ano seguinte, em 2001, Burm criou o jogo Dvonn, desta vez com um tabuleiro alongado cheio de hexágonos, também para dois jogadores. São usadas 23 peças brancas em formato especial, chamado Dvonn, mais 23 peças pretas e 3 vermelhas. Diante do tabuleiro vazio, cada jogador vai colocando suas peças no tabuleiro, sem restrições de lugar. Primeiro são colocadas as peças Dvonn, seguindo-se as peças do jogador. Pode-se fazer empilhamento de peças umas sobre as outras, além de movimento de uma peça para um espaço ou uma pilha de duas peças para dois espaços e assim por diante.

 

Nesse caso dos movimentos, uma pilha precisa ser movida como um todo, contanto que a movimentação leve essa pilha para cima de outra pilha. Porém, se as peças ou pilhas não puderem mais fazer contato com as peças Dvonn, devem ser removidas do tabuleiro. O jogo termina quando não for mais possível executar nenhum movimento; nesse momento, cada jogador coloca suas pilhas umas sobre as outras e quem conseguir formar a maior pilha é o vencedor.
 

O tabuleiro de Dvonn é retangular e requer empilhamento de peças.


 
Yinsh

 

No ano de 2003 foi a vez de Kris Burm criar Yinsh, jogo no qual cada um dos dois jogadores começa com 5 peças em forma de anel, no tabuleiro. Na medida em que um anel é removido, em seu lugar é deixado um marcador de cores diferentes: preto de um lado e branco do outro. Sempre que um marcador for pulado por uma peça, é virado, invertendo-se para a cor de quem pulou. No decorrer da partida. Nesse caso, cada jogador deve procurar formar uma linha de 5 marcadores com sua própria cor virada para cima. Ao conseguir essa façanha, o jogador pode remover um de seus anéis como indicação de que formou a linha. Para vencer o jogo, o jogador deve remover três de seus anéis. Uma particularidade dinâmica do jogo: cada linha construída, ao mesmo tempo em que aproxima o jogador da vitória, torna-o mais fraco porque este ficou com um anel a menos para jogar.
 

Em Yinsh, anéis dão lugar a marcadores, tornando o jogo mais difícil.

 

Pünct

 

O objetivo desse jogo, lançado em 2005 é realizar uma conexão entre os dois lados opostos do tabuleiro. O jogador pode colocar uma nova peça em jogo ou tentar conectar as que já estão no tabuleiro. Cada peça cobre três hexágonos do tabuleiro e pode ser colocada ou empilhada de várias formas, de acordo com a geometria da placa que a sustenta. Considerado um jogo que exige habilidade do pensamento abstrato, tem o objetivo final de realizar conexões com as laterais do tabuleiro, inclusive ludibriando-se o oponente. Foi considerado o melhor jogo de estratégia abstrata de 2007 por revistas especializadas.

 

Cada peça cobre 3 hexágonos do tabuleiro de Pünct para formar conexões.

 

Tzaar

 

Esse jogo de Burm surgiu para substituir o segundo jogo da série, Tamsk, que pareceu não se encaixar com os demais por causa dos seus temporizadores de areia. Trata-se de um jogo sobre fazer escolhas e foi lançado em 2007. Ambos os jogadores têm 30 peças, divididas em 3 tipos: 6 Tzaars, 9 Tzarras e 15 Totts. Os 3 tipos de peças formam uma trindade: elas não podem existir uma sem a outra. O objetivo é fazer o oponente ficar sem um dos 3 tipos de peças ou colocá-lo em uma posição em que ele não possa mais fazer capturas. Existem escolhas a fazer nesse jogo: é melhor capturar a peça de um oponente, tornando-o mais fraco, ou é melhor pular para cima das próprias peças e se fortalecer? Caso um jogador escolha pular para cima de suas próprias peças o tempo todo, deixará seu oponente com muitas peças no tabuleiro. Por outro lado, se optar por capturar peças com muita frequência, pode terminar ficando com peças que não são fortes o suficiente para a parte final do jogo.
 

Tzaar: conjunto de peças cria uma trindade e nenhuma pode existir sem as outras


 
O mais novo jogo de Kris Burm, após a série Gipf

 

Lyngk foi o vencedor de prêmio especial do Spiel des Jahres na sua categoria, no ano de 2017 e consiste em uma reunião dos seis primeiros jogos do Projeto Gipf. O jogo é constituído por 48 peças em 6 cores, sendo todas elas neutras, ou seja, não pertencendo inicialmente a nenhum dos dois jogadores. Porém, durante a partida, cada jogador deve escolher 2 cores. O objetivo é construir 5 pilhas de peças de cores diferentes, contanto que a peça de cima seja de uma de suas cores escolhidas anteriormente. Nesse caso, em Lyingk é necessário usar táticas inteligentes de planejamento do futuro para gerir uma movimentação de peças de sua própria cor e vencer a partida com a construção das 5 pilhas.
 

O jogo Lyngk mistura os anteriores e requer a construção de pilhas de peças durante a partida


 
É possível ter acesso, na internet, ao Projeto Gipf, à página de Kris Burm com sua ludografia, bem como à plataforma Board Game Geek, com informações sobre os jogos da série:

 

Acesse os links abaixo para saber mais sobre Kris Burm e seu Projeto Gipf:
 
Página do Projeto Gipf
 
Site de Kris Burm e sua ludografia
 
Plataforma Board Games Geek
 
Baixe o primeiro jogo do Projeto Gipf:
 
Tabuleiro do jogo Gipf

 

 

Notícias | Curiosidades:

Adivinhações, enigmas e paradoxos: jogos mentais que estimulam a criatividade

Minicurso sobre autoformação lúdica docente ministrado no COBESC/UFCG

Novas oficinas de jogos de tabuleiro no Ensino Fundamental da Escola da Penha

Baixe o livro: Pensamento computacional com jogos de tabuleiro para crianças

Ludosofia leva jogos africanos à Escola no mês da Consciência Negra

Clube de Xadrez e Jogos de tabuleiro para crianças e adolescentes

Warri: jogo tradicional da África ensina matemática de forma divertida

Professora cria jogo de tabuleiro para facilitar ensino de matemática em casa

É possível jogar Rugby em um tabuleiro? Neozelandês provou que sim

Peças do jogo “Cães e Porcos”, datado de 5 mil anos é encontrado na Turquia

Pensar antes de agir: o jogo de Xadrez muda a vida de jovens infratores

Jogo de RPG e ensino de História nas mãos de um professor do Ensino Médio

Jogos de tabuleiro ajudam Educadora na socialização de skatistas em Araçatuba

Pesquisador da USP cria jogo para estudar adversidades na Idade Média

Jogos de tabuleiro batem recorde de procura durante a pandemia

Jogo soviético mostra vida difícil de trabalhador imigrante na Rússia

Xadrez, Machado de Assis e uma defesa brasileira consagrada por Lasker

Professores de Colégio Público criam Jogo de Tabuleiro para sala de aula

Jogo de tabuleiro romano do século IV é achado na Noruega

Jogo homenageia Ada Lovelace, primeira programadora da história

Scrabble: jogo de palavras cruzadas bane insultos raciais e étnicos

Jogo raro do séc. XIX sobre peregrinação à Meca será leiloado

Reintegração social de jovens em campeonatos de Xadrez

Designer brasileiro cria jogos de tabuleiro para combater o coronavírus

Projeto Gipf: a premiada série de jogos de tabuleiro do designer belga Kris Burm

Quem é Ela? Jogo de tabuleiro sobre mulheres importantes que mudaram o mundo

Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: jogos recriados com novas dinâmicas

Tanitoluwa: menino foge da Nigéria para ser mestre de xadrez nos EUA

Jogos de tabuleiro têm aumento de uso na pandemia: bom para a saúde mental

Canal infantil do Youtube cria Jogo educativo sobre prevenção ao coronavírus

Escola de Saúde de Portugal cria projeto educativo com Jogos de Tabuleiro

Mais uma editora disponibiliza clássicos de tabuleiro gratuitos

Fatec SP disponibiliza jogos educativos gratuitamente

Marta Giardini: revelações sobre jogos de tabuleiro

Designers criam jogo sobre sumiço do papel higiênico

A nova Era dos jogos de tabuleiro na visão da Superinteressante

Cidade Curiosa: associação disponibiliza jogos de tabuleiro para imprimir e jogar

Jogo de tabuleiro “Gestão de conteúdo” é tema de TCC de aluno da UFPB

Designer brasileira cria jogo de tabuleiro infantil que ensina sobre o Coronavírus

Desenvolvedores de jogos de tabuleiro reúnem-se na Leitura em João Pessoa/PB

Jogos de tabuleiro e cartas auxiliam no tratamento de distúrbios emocionais

Vivenciamos a era de ouro dos jogos de tabuleiro

Professora cria Jogo que vira livro em Escola Pública

Jogo de tabuleiro simula startup e vira site

Cultura dos jogos de tabuleiro se consolidam em Portugal

Jogo sobre desigualdade social esgota-se em um mês

“Vida em Jogo” ensina a salvar vítimas de chuvas e acidentes

Jogos de tabuleiro ensinam nas escolas de Salvador

Professora recria Jogo de heróis negros contra racismo

Jogo de tabuleiro combate à discriminação de idosos

Jogos de tabuleiro evitam declínio cognitivo de idosos

Universidade portuguesa cria sala de jogos para estudos

Jogo de tabuleiro alerta jovens sobre crimes virtuais

Aprender matemática é para todos e os jogos podem ajudar

Jogo de tabuleiro leva educação empreendedora a escolas públicas

Demência pode ser prevenida com jogos de tabuleiro

A versatilidade dos jogos de tabuleiro sem tabuleiro

Ellie Dix: o que os jogos de tabuleiro são para pais e filhos

Cultura de jogos de tabuleiro: eurogames e americangames

Canadense deixa emprego por jogos de mesa nas escolas

Fatec Sebrae usa jogos de tabuleiro para ensinar inovação

Scrabble, o jogo de palavras mais famoso do mundo

Ludosofia visita o Museu Suíço de Jogos em La Tour-de-Peilz

Jogos de tabuleiro: popularidade crescente

Jogos populares do século XVIII na Braga Barroca

Sociedade Justa? Jogo brasileiro sobre injustiça social

Jogo de tabuleiro revela particularidades de S. Paulo

Ludosofia e os jogos de tabuleiro na Livraria Leitura

Mais de 400 novos jogos de tabuleiro no mercado brasileiro

Educar a jogar: de Portugal para o mundo

Cidade Curiosa e os bons jogos de tabuleiro de Portugal

Jogos de tabuleiro romanos na Bracara Augusta, Portugal

A simplicidade complexa do Go revela sua sabedoria

Pesquisadora diz que jogos ensinam melhor os alunos

Magic: o jogo mais complexo até para computadores

Nim, um jogo simples de muitas variações

Cidade Curiosa promove jogos de tabuleiro em Portugal

Como jogar Banco Imobiliário mudando a visão capitalista

Pythagoras, um intrigante jogo a ser desvendado

Museu na Suiça resguarda 4 mil anos de jogos

Jogo sobre Capoeira criado por aluno da UFCG

Garota nordestina é protagonista de game divertido e educativo

Antigo jogo chinês de 2300 anos é descoberto

Jogo de madeira de 1.600 anos espera ser decifrado


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados