Postado em: 16 de julho, 2020.
O xadrez é um jogo de grande potencial lúdico e educativo, capaz de integrar jogadores em um cenário competitivo saudável. Aproveitando os benefícios do Xadrez, a Fundação de Atendimento Socio-Educativo (FASE) do Rio Grande do Sul realizou um campeonato online do jogo, envolvendo todos os centros da associação do Estado. O evento, que se encerrou neste mês de julho/2020 contou com a participação de 19 adolescentes, no qual os finalistas foram dois jovens do centro de atendimento da cidade de Passo Fundo/RS.
O torneio precisou ser realizado em uma plataforma online devido aos altos custos de deslocamento entre os centros de atendimento do estado e à pandemia do coronavírus. Contudo, não foi a primeira vez que a FASE usou um jogo para promover integração entre os jovens. O Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (NELCE) da fundação, coordenado por Alexandre Tristão, já utiliza jogos com este propósito desde 2016.
Integrantes da FASE e um dos jovens participando do campeonato online de xadrez (fotos: divugação)
Atualmente, a FASE do Rio Grande do Sul conta com 741 adolescentes de 12 a 18 anos cumprindo medida de internação ou semiliberdade, num período de até 3 anos. O uso de jogos e esportes, com o xadrez em especial, ajuda a tornar este período mais valioso para os jovens. Através dos campeonatos, treinos e formações é possível trazer um valor educativo e engrandecedor através da diversão e competição.
Fonte da notícia:
G1 RBS TV Rio Grande do Sul