Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: jogos recriados com novas dinâmicas

offre d'augmentin €32.72




Postado em: 16 de junho, 2020.    

Todos nós conhecemos o potencial pedagógico de jogos de tabuleiro tradicionais como: Xadrez, Damas, Dominó, Go. Mas, poucos conhecem as recriações desses jogos em padrão triplo, que proporciona novos desafios de raciocínio e perspicácia cognitiva para quem os joga. Saiba como funcionam o Triminó, o Xadrez triplo e o Daminó go.
 

Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: recriações divertidas e desafiadoras

 

A alteração do Triminó está na configuração das peças, que passam a ter três lados, com seu formato triangular, bem como, numeração de 1 até 5, além do nada (limpo), exigindo combinações bastante diversificadas e podendo participar de 2 a 6 jogadores; o Xadrez triplo, além da modificação do tabuleiro de dois para três lados, permite que joguem entre si três jogadores, simultaneamente; no Daminó go usam-se as pedras tradicionais do Dominó sobre um tabuleiro de Damas, mas com a sistemática do Go para ocupação do território – feito para 2 jogadores.

 

Cada um desses jogos alcança níveis de dificuldades maiores, exigem maior capacidade de raciocínio e concentração, mas não perdem suas qualidades de divertir e entreter seus jogadores, como devem ser os bons jogos de tabuleiro. Eles adquirem um novo potencial pedagógico, por exigirem estratégias mais elaboradas e maior operacionalidade de cálculos.

 

……………………………………………………………………………………………………

 

TRIMINÓ E OS PADRÕES FRACTAIS DE SUAS PEÇAS TRIANGULARES

 

Essa versão foi desenvolvida por Elias Mekler e nela podem participar até 6 jogadores. O Triminó permite que se jogue com variações de níveis mais fáceis aos mais difíceis, na medida da capacidade e experiência dos jogadores. As peças justapostas parecem composições fractais e podem ter pontuação extra quando formam pontes ou hexágonos.

 

Modo de jogar: para decidir o primeiro jogador, cada um retira uma peça do monte principal, colocando-a a mostra: quem tiver tirado a peça de maior número, joga primeiro. O jogo segue no sentido horário.

 

Cada jogador recebe 7 peças aleatoriamente. Na sua vez, escolhe uma que pode se encaixar no jogo. Ao verificar que nenhuma de suas peças consegue se encaixar com outra já posta, compra uma do monte de peças que restou, tentando imediatamente ajustá-la. Caso também não seja possível, fica com a peça e passa a vez.

 

Variante mais simples: igual ao dominó tradicional, ganha aquele que conseguir colocar sua última peça primeiro, “batendo” e encerrando a partida. Pode-se começar a aprender com o encaixe de uma das pontas com outra que tenha numeração igual, ficando apenas metade do triângulo em contato com o outro.
 

Para iniciantes: encaixe de uma das pontas do Triminó
 
Variantes avançadas: cada jogador precisa encaixar um lado completo do triângulo com outro que tenha a mesma numeração. Na medida em que encaixa suas peças, vai somando os números delas sucessivamente, até o final da partida, para verificação de quem obteve maior pontuação durante a sequência de jogadas.
 

Para avançados: encaixe de cada lado completo do triângulo

 

O jogo termina quando não houver mais peças que se encaixem entre os jogadores e a reserva estiver esgotada. Ou quando um dos jogadores não tiver mais peças.

 

Uma variante mais completa pode ser feita com aplicação de pontuações extras:

 

25 pontos extras para o jogador que colocou a última peça e encerrou o jogo;

40 pontos extras para o jogador que fizer uma ponte;

50 pontos extras para quem formar um hexágono na sua jogada;

60 pontos extras para quem fizer um duplo hexágono;

70 pontos extras para o jogador que fizer um triplo hexágono.

 

A ponte pode surgir mesmo com outras peças já colocadas.

O jogador que fechar a ponte recebe a pontuação extra.
 

Formação de 1 e 2 hexágonos juntos, podendo ainda surgir um terceiro.

Quem fecha a forma de qualquer hexágono, recebe a pontuação.

 

……………………………………………………………………………………………………

 

UM XADREZ TRIPLO PARA TRÊS CABEÇAS PENSANTES

 

O jogo de xadrez tradicional é muito antigo e foi mudando ao longo de séculos até chegar a um formato tradicional em tempos modernos. Entretanto, a partir desse formato atual, algumas variantes foram criadas para tornar o desafio desse jogo ainda mais complexo. O xadrez para 3 jogadores é uma dessas variantes.
 

Xadrez triplo: parece confuso, mas funciona muito bem

 

O tabuleiro geralmente tem um design exótico, como no nosso caso, a forma hexagonal. Os três exércitos são diferenciados por cores próprias. Para evitar que dois jogadores se juntem contra um só, tem-se como regra básica que, aquele que der xeque-mate primeiro em qualquer um dos dois oponentes é o vencedor, ficando o que levou o xeque-mate em terceira e última colocação.

 

As regras do xadrez para 3 jogadores, de um modo geral, são as mesmas, com idêntica ação de cada uma das peças nas casas do tabuleiro. Porém, a complicação está quando se transpõe do seu território para o território do adversário, pelo centro desse tabuleiro de formato triplo. Os caminhos seguidos pelas peças nessa situação precisam ser cuidadosamente observados, para que não se pegue rotas erradas.

 

A posição dos 3 Reis nos três tabuleiros, para que haja igualdade de condições, deve ser tal qual nas peças brancas do Xadrez tradicional, sempre à direita da Dama. Cada jogador posiciona sua torre, seu cavalo, seu bispo e em seguida o Rei, acompanhado da Dama e novamente a sequência natural das peças: bispo, cavalo e torre.

 

A passagem pelo centro de um território do tabuleiro para outro respeita a regra de contiguidade das casas na sequência natural de andamento das peças, conforme demonstram as imagens abaixo, tendo-se cuidado com os três passos do Cavalo.
 

Movimentos possíveis do Bispo e do Cavalo no centro do tabuleiro

 

Movimentos possíveis do Rei e da Dama, no decorrer da partida

 

Movimentos possíveis do Peão e da Torre nas fronteiras do tabuleiro triplo

 

Porém, uma situação de captura de peões exige maior atenção. Levando em conta que você está no centro do seu tabuleiro, pronto para passar ao território seguinte, caso um peão adversário do jogador da esquerda, por exemplo tenha passado em frente ao seu, em direção ao outro adversário da sua direita, você não pode captura-lo porque seria uma captura pelas costas do peão, o que não é permitido – embora essa captura possa acontecer com qualquer outra peça, menos entre peões.

 

……………………………………………………………………………………………………

 

CONHEÇA A TRIPLA CONFIGURAÇÃO DE JOGOS DO DAMINÓ GO

 

Este jogo usa um tabuleiro de Damas, dois conjuntos de peças do dominó de cores diferentes e princípios básicos do Go sobre ocupação de território. As peças de dominó devem ter o mesmo tamanho de duas casas conjuntas do tabuleiro de Damas.

 

Elaborado no Núcleo de Criação de Jogos do Instituto Ludosofia, em 2018, por Marcos Nicolau, o jogo é divertido e dinâmico, exigindo uma visão de posicionamento estratégico do tabuleiro, para se inserir as peças de Dominó, que vão, sequencialmente, se posicionando no ataque e na defesa territorial, como se faz no jogo chinês.

 

 

Objetivo do Jogo: o jogador precisa conquistar um território maior que o adversário e contar com peças de numeração mais altas, para conseguir somar melhor pontuação. Essa combinação de casas ocupadas no tabuleiro, mais os pontos das peças do dominó deixam o jogo bastante imprevisível porque, nem sempre quem ocupa mais casas consegue maior pontuação nas peças do dominó.

 

Como se joga: diante do tabuleiro de Damas, o jogador tem seu jogo completo de Dominó, mexido e com as peças viradas para baixo.  Cada jogador retira três dominós e os posiciona virados para cima, à vista. Pode-se começar por aquele jogador que retirou o maior carroção ou, se ambos estão sem carroção, a peça de maior número. Em seguida, partindo de qualquer casa da primeira fileira do seu lado do tabuleiro, cada um vai posicionando e encaixando sua peça de Dominó, como se faz no jogo, normalmente.

 

 
Deve-se usar, inicialmente, as duas pontas da primeira peça de dominó, criando trilhas para um lado ou para outro, seguindo o curso da trilha conforme a combinação normal dos números do dominó. Cada peça ocupa, exatamente, duas casas conjugadas.
 
O jogo termina quando um jogador não tiver ou não puder mais encaixar peça em nenhuma das duas pontas, cabendo ao adversário fazer a última jogada, se puder realizar um encaixe com seu dominó. Para verificar quem ganhou a partida, conta-se o número de casas ocupadas pelas peças e o número de pontos nos Dominós que estão sobre elas, fazendo-se a soma final entre essas duas pontuações. Aquele que tiver mais pontos é o vencedor. Havendo empate, resolve-se com uma série de melhor de três partidas.
 

 
Baixe as regras detalhadas com o tabuleiro do Daminó Go clicando no link abaixo:
 
Daminó Go: regras completas e tabuleiro

Notícias | Curiosidades:

Adivinhações, enigmas e paradoxos: jogos mentais que estimulam a criatividade

Minicurso sobre autoformação lúdica docente ministrado no COBESC/UFCG

Novas oficinas de jogos de tabuleiro no Ensino Fundamental da Escola da Penha

Baixe o livro: Pensamento computacional com jogos de tabuleiro para crianças

Ludosofia leva jogos africanos à Escola no mês da Consciência Negra

Clube de Xadrez e Jogos de tabuleiro para crianças e adolescentes

Warri: jogo tradicional da África ensina matemática de forma divertida

Professora cria jogo de tabuleiro para facilitar ensino de matemática em casa

É possível jogar Rugby em um tabuleiro? Neozelandês provou que sim

Peças do jogo “Cães e Porcos”, datado de 5 mil anos é encontrado na Turquia

Pensar antes de agir: o jogo de Xadrez muda a vida de jovens infratores

Jogo de RPG e ensino de História nas mãos de um professor do Ensino Médio

Jogos de tabuleiro ajudam Educadora na socialização de skatistas em Araçatuba

Pesquisador da USP cria jogo para estudar adversidades na Idade Média

Jogos de tabuleiro batem recorde de procura durante a pandemia

Jogo soviético mostra vida difícil de trabalhador imigrante na Rússia

Xadrez, Machado de Assis e uma defesa brasileira consagrada por Lasker

Professores de Colégio Público criam Jogo de Tabuleiro para sala de aula

Jogo de tabuleiro romano do século IV é achado na Noruega

Jogo homenageia Ada Lovelace, primeira programadora da história

Scrabble: jogo de palavras cruzadas bane insultos raciais e étnicos

Jogo raro do séc. XIX sobre peregrinação à Meca será leiloado

Reintegração social de jovens em campeonatos de Xadrez

Designer brasileiro cria jogos de tabuleiro para combater o coronavírus

Projeto Gipf: a premiada série de jogos de tabuleiro do designer belga Kris Burm

Quem é Ela? Jogo de tabuleiro sobre mulheres importantes que mudaram o mundo

Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: jogos recriados com novas dinâmicas

Tanitoluwa: menino foge da Nigéria para ser mestre de xadrez nos EUA

Jogos de tabuleiro têm aumento de uso na pandemia: bom para a saúde mental

Canal infantil do Youtube cria Jogo educativo sobre prevenção ao coronavírus

Escola de Saúde de Portugal cria projeto educativo com Jogos de Tabuleiro

Mais uma editora disponibiliza clássicos de tabuleiro gratuitos

Fatec SP disponibiliza jogos educativos gratuitamente

Marta Giardini: revelações sobre jogos de tabuleiro

Designers criam jogo sobre sumiço do papel higiênico

A nova Era dos jogos de tabuleiro na visão da Superinteressante

Cidade Curiosa: associação disponibiliza jogos de tabuleiro para imprimir e jogar

Jogo de tabuleiro “Gestão de conteúdo” é tema de TCC de aluno da UFPB

Designer brasileira cria jogo de tabuleiro infantil que ensina sobre o Coronavírus

Desenvolvedores de jogos de tabuleiro reúnem-se na Leitura em João Pessoa/PB

Jogos de tabuleiro e cartas auxiliam no tratamento de distúrbios emocionais

Vivenciamos a era de ouro dos jogos de tabuleiro

Professora cria Jogo que vira livro em Escola Pública

Jogo de tabuleiro simula startup e vira site

Cultura dos jogos de tabuleiro se consolidam em Portugal

Jogo sobre desigualdade social esgota-se em um mês

“Vida em Jogo” ensina a salvar vítimas de chuvas e acidentes

Jogos de tabuleiro ensinam nas escolas de Salvador

Professora recria Jogo de heróis negros contra racismo

Jogo de tabuleiro combate à discriminação de idosos

Jogos de tabuleiro evitam declínio cognitivo de idosos

Universidade portuguesa cria sala de jogos para estudos

Jogo de tabuleiro alerta jovens sobre crimes virtuais

Aprender matemática é para todos e os jogos podem ajudar

Jogo de tabuleiro leva educação empreendedora a escolas públicas

Demência pode ser prevenida com jogos de tabuleiro

A versatilidade dos jogos de tabuleiro sem tabuleiro

Ellie Dix: o que os jogos de tabuleiro são para pais e filhos

Cultura de jogos de tabuleiro: eurogames e americangames

Canadense deixa emprego por jogos de mesa nas escolas

Fatec Sebrae usa jogos de tabuleiro para ensinar inovação

Scrabble, o jogo de palavras mais famoso do mundo

Ludosofia visita o Museu Suíço de Jogos em La Tour-de-Peilz

Jogos de tabuleiro: popularidade crescente

Jogos populares do século XVIII na Braga Barroca

Sociedade Justa? Jogo brasileiro sobre injustiça social

Jogo de tabuleiro revela particularidades de S. Paulo

Ludosofia e os jogos de tabuleiro na Livraria Leitura

Mais de 400 novos jogos de tabuleiro no mercado brasileiro

Educar a jogar: de Portugal para o mundo

Cidade Curiosa e os bons jogos de tabuleiro de Portugal

Jogos de tabuleiro romanos na Bracara Augusta, Portugal

A simplicidade complexa do Go revela sua sabedoria

Pesquisadora diz que jogos ensinam melhor os alunos

Magic: o jogo mais complexo até para computadores

Nim, um jogo simples de muitas variações

Cidade Curiosa promove jogos de tabuleiro em Portugal

Como jogar Banco Imobiliário mudando a visão capitalista

Pythagoras, um intrigante jogo a ser desvendado

Museu na Suiça resguarda 4 mil anos de jogos

Jogo sobre Capoeira criado por aluno da UFCG

Garota nordestina é protagonista de game divertido e educativo

Antigo jogo chinês de 2300 anos é descoberto

Jogo de madeira de 1.600 anos espera ser decifrado


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados