Postado em: 11 de dezembro, 2019.
Uma sala repleta de jogos de tabuleiro para entreter e ao mesmo tempo desafiar os alunos a desenvolverem o raciocínio e o pensamento matemático acaba de ser inaugurada pelo Centro de Matemática da Universidade do Minho, em Portugal, neste mês de dezembro de 2019. A revelação foi feita em matéria da jornalista Rita Cunha, publicada no portal Diário do Minho.
Essa tem sido uma tendência em universidade de vários países do mundo inteiro, em que os jogos de tabuleiro passam de mero entretenimento e diversão, para ganhar status de sistema lúdico no qual os alunos aprendem diferentes matérias e colocam à prova suas múltiplas habilidades. E Portugal investe cada vez mais nesse tipo de iniciativa, tanto nas universidades quanto em espaços para estudantes de ensino básico e médio, a exemplo da Associação Cidade Curiosa, de cidade de Braga.
Segundo relatado de Rita Cunha, a criação deste espaço é resultado de uma candidatura ao Orçamento Participativo por parte da Associação Cidade Curiosa, fundada por iniciativa professores da cidade do Minho. O projeto, nomeado “Armário 65”, já havia viabilizado a criação de uma sala de jogos na Escola Secundária Alberto Sampaio. Os jogos disponíveis são adaptados a diversas faixas etárias e possuem um viés matemático muito forte, com envolvimento de muita estratégia.
Na reportagem, Cláudia Araújo, docente do Departamento de Matemática da Universidade do Minho, comenta sobre este aspecto: “Há jogos que têm mesmo a categoria de jogos matemáticos, sem o fator sorte, e que desenvolvem muitas competências que são fundamentais para a matemática: o estar a pensar, o estar a antever, o pensar em estratégias. O que fazemos nesta área também passa por aí: o pensar no que vem a seguir e em estratégias para abordar o problema”.
No relato jornalístico, o presidente da Associação Cidade Curiosa, Alberto Pereira, diz acreditar que este “armário” na UMinho permitirá levar o projeto mais além e “fazer um estudo mais aprofundado sobre as potencialidades que o jogo de tabuleiro tem e utilizá-lo da melhor forma possível”.
Conforme ainda a matéria, a inauguração deste segundo espaço serve também para que os membros da Associação Cidade Curiosa e do Departamento de Matemática da UMinho anunciassem a decisão em aceitar o desafio proposto pela vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, de desenvolverem, em conjunto, um jogo sobre a cidade de Braga.
A notícia, inclusive, apresenta uma previsão para abertura de outros “armários” semelhantes, apontando alguns lugares que poderiam ser beneficiados pelo projeto, como diversas escolas secundários da região distrital de Braga.
Leia a matéria na íntegra no portal Diário do Minho:
https://www.diariodominho.pt/2019/12/06/jogos-de-tabuleiro-chegaram-a-universidade-do-minho/